EAD PUCRS

A PUCRS VIRTUAL é uma unidade de serviços cujo papel é apoiar e gerir as ações e políticas da PUCRS no que tange à modalidade de Educação a Distância. Como tal, possui cursos de capacitação para docentes, Auxiliares Técnicos em EAD (ATEDs) e gerentes de cursos em modalidade virtual, suportada por Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

A PUCRS atua na modalidade EAD em diferentes frentes com oferta de cursos de extensão e especialização totalmente virtuais, suportados pela plataforma MOODLE. Dispõe de pontos de apoio para aplicação de atividades avaliativas presenciais relacionadas aos cursos de especialização.

 

Histórico da Instituição em EAD

Em 1998, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul constituiu a Diretoria de Educação a Distância. Vinculada diretamente à Reitoria, passou a integrar, a partir de então, as atividades relacionadas à educação a distância da Instituição.

 

Em 12 de janeiro de 1999, foi encaminhado ao Ministério da Educação o Projeto de Credenciamento da PUCRS VIRTUAL, obtendo a Universidade o deferimento do pedido para oferta de Curso de Graduação em Engenharia Química, com ênfase em Petroquímica e Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) a Distância, conforme Parecer 1285/01 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo MEC, através da Portaria nº 71, de 16 de janeiro de 2002.

 

Em junho de 2000, foram oficialmente geradas as três primeiras aulas com os cursos de especialização em Gestão Empresarial, Direito Processual Civil e Psicologia Escolar. O Curso de Gestão em Saúde iniciou-se no segundo semestre do mesmo ano.

 

Até dezembro de 2015, foram oferecidos mais de 65 cursos de especialização em diferentes áreas e mais de 215 cursos de extensão, sendo certificado mais de 13.000 alunos.

 

Simultaneamente aos cursos de extensão e especialização, foram promovidos mais de 150 cursos de capacitação de docentes em EAD, atendendo a mais de 1.400 professores da PUCRS e de outras instituições parceiras.

 

A partir 2007 a capacitação docente foi organizada na forma de Oficinas MOODLE, visando capacitar os professores da PUCRS na utilização desta plataforma. Estas oficinas permitem aos docentes conhecer a plataforma e suas funcionalidades, auxiliando-os a organizar sua sala de aula virtual.

 

Mais de 70% dos professores da universidade concluíram com sucesso estes cursos e estão aptos a trabalhar com este recurso nas disciplinas semipresenciais nos cursos de Graduação ou utilizar o MOODLE como repositório de apoio as atividades de aulas presenciais.

 

As Oficinas MOODLE são ofertadas na forma semipresencial para os docentes da PUCRS e podem ser contratadas como curso na modalidade “in company” para empresas e instituições escolares que estejam interessadas em formar pessoal para uso desta plataforma.