Especialização

Gestão Ambiental e Economia Sustentável - 4ª Edição

Para mudar a forma como consumimos os recursos naturais do nosso planeta precisamos mudar a forma de atuação das empresas na nossa economia, integrando a compreensão dos mecanismos e ferramentas de gestão ambiental a uma economia sustentável. O Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável foi desenvolvido para contribuir na formação de especialistas que sejam capazes de atuar no mercado considerando as questões ambientais e as novas oportunidades que surgem com elas.

inscreva-se
inscrições início duração

De 28/11/2016 a 14/04/2017

Dia 24/04/2017

De 24/04/2017 a 07/12/2018

18 meses ou 366 horas-aula.

Introdução ao Curso

Nas últimas décadas, tornou-se indispensável a formação de profissionais que sejam capazes de atuar no mercado, considerando as questões ambientais e as novas oportunidades delas decorrentes. A compreensão dos mecanismos e ferramentas de gestão ambiental e de economia sustentável são essenciais para um melhor desempenho das empresas e para a alavancagem de um desenvolvimento econômico sustentável.

Horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente. As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 28/07/2017, 08/12/2017 e 11/05/2018, das 15h às 17h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais: Batatais (SP); Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Criciúma (SC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Jaraguá do Sul (SC); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Santo Ângelo (RS); São Paulo (SP); Taguatinga (DF); Uruguaiana (RS). Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

Objetivos

Capacitar profissionais de nível superior a desenvolverem habilidades na Gestão Ambiental e Economia Sustentável, através dos seguintes objetivos específicos:

  • Qualificar o profissional para o processo de tomada de decisão nas empresas, instituições governamentais e não governamentais;
  • Identificar as ferramentas capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão quando consideradas as dimensões econômica, social e ambiental;
  • Habilitar os participantes na elaboração e execução de projetos econômicos e gestão de projetos voltados para a economia da sustentabilidade;
  • Aplicar conhecimentos que propiciem qualificar o desempenho como gestor ambiental.

Público-Alvo

Esta especialização é destinada a profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento que desejam desenvolver habilidades e competências na área de gestão ambiental e economia sustentável para contribuir com o crescimento econômico das instituições e com o desenvolvendo da consciência ambiental.

Diferenciais do Curso

A matriz curricular do curso está alinhada com as exigências do mercado, em um programa de especialização à distância no qual o aluno escolhe a hora e local para os estudos, conta com suporte técnico e didático e um corpo docente formado por professores mestres e doutores com reconhecida experiência acadêmica. Todas as vídeo-aulas têm tradução simultânea em Libras.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

O profissional terminará o curso apto a realizar uma boa gestão de recursos naturais; capaz de elaborar e analisar projetos na área ambiental, incluindo os aspectos econômicos e financeiros; equacionar problemas ligados à biodiversidade, desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e viabilidade econômica de projetos; indicar, com base nos estudos e interpretação das leis, normas e suas aplicações em empresas do setor público, privado e no terceiro setor.

Depoimentos

A boa gestão de recursos naturais e financeiros é atualmente o diferencial entre os profissionais que tem visão de futuro e uma preocupação social elevada, traduzidos na nova forma de Gestão. Vislumbrando este cenário e a necessidade de qualificar profissionais para atuarem nesta área multidisciplinar, a PUCRS oferece o Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável totalmente à distância.

Coordenadora do Curso Profª Letícia Hoppe

A oportunidade de qualificação na área ambiental representa uma vantagem competitiva para profissionais que desejam destaque no cenário atual, seja na iniciativa privada ou em órgãos governamentais. Neste sentido, o Curso de Especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável aborda questões atuais em busca de reflexões e soluções para um futuro mais sustentável.

Profª Dra. Betina Blochtein, Diretora do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS

Sou graduada em Química pela PUCRS e possuo perspectivas muito positivas em relação ao curso de Gestão Ambiental e Economia Sustentável. O meio ambiente tornou-se uma temática essencial nos mais diversos setores da sociedade e, por este motivo, participar deste curso é de grande relevância para a minha atuação profissional, pois irá capacitar-me profissionalmente na elaboração de projetos ambientais que contribuirão em futuras políticas públicas voltadas para a área de saneamento. A plataforma do curso é bem organizada, a integração com os professores é acolhedora e a troca de conhecimento com os colegas de diversas áreas do conhecimento é enriquecedora.

Aluna Andressa Esswein

Sou graduado pela PUCRS, mas ainda não trabalho na área; e escolhi esta especialização por acreditar que trará um diferencial na minha carreira profissional.

Aluno Eduardo Martini

unidade promotora

Instituto do Meio Ambiente

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

A Distância

disciplinas
INSERÇÃO EM EAD
Estudo histórico da EAD, analisando seus conceitos básicos e a distinção entre a Modalidade Presencial versus Modalidade Virtual: similaridades e inovações.
ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE
Noções introdutórias em Economia do meio ambiente: bens livres e bens econômicos, bens públicos e bens privados, externalidades. A Economia diante da crise ambiental. Economia da Sustentabilidade: perspectiva histórica e teórica. Economia do Meio Ambiente: economia dos recursos naturais e economia da poluição. Economia Ecológica: condicionantes biofísicos da economia e suas implicações.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A disciplina aborda o entendimento do papel da Governança Corporativa no mundo empresarial atual. Analisa os mecanismos de incentivo e controle que visam harmonizar a relação entre acionistas e gestores. Estuda os modelos de governança sugeridos pela Lei das AS e o campo de aplicação da Governança Corporativa, seus elementos chaves, bem como, os mecanismos de criação de valor empresarial, além das estratégias a serem utilizadas para perenidade das mesmas.
ESTRATÉGIA NA GESTÃO EMPRESARIAL
A disciplina aborda as diferentes formas de pensar estrategicamente a construção e atuação de empreendimentos organizacionais a partir de conceitos, técnicas e ferramentas de gestão estratégica de negócios.
ESTRUTURA E ANÁLISE DE PROJETOS EM ECONOMIA AMBIENTAL
Instrumentalizar o aluno, por meio de projetos ambientais e áreas sensíveis, análise de valor econômico pela ótica da empresa sustentável com interfaces na cultura, na dimensão social, na governança e política local. Dimensionamento de impactos e avaliações balanceadas para uma economia sustentável e movimentos de certificação econômico-ambiental.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NOVAS TECNOLOGIAS
Energia, combustíveis fósseis (carvão, óleo e gás natural). Segurança energética: exemplos dos Estados Unidos e o caso do Brasil. O aquecimento global e as mudanças climáticas: teoria e conseqüências para a economia mundial. Protocolo de Quioto, mecanismos de desenvolvimento limpo e créditos de carbono. Redução da emissão de gases de efeito estufa por seqüestro geológico de carbono. Aspectos econômicos do armazenamento geológico de carbono. Perspectivas futuras: programas de emissão "zero" e as novas tecnologias aplicadas e em fases finais de pesquisa no combate ao aquecimento global. Palestras técnicas.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Evolução do pensamento jurídico-ambiental internacional, os grandes marcos, aspectos políticos e econômicos envolvidos; Organizações ambientais governamentais e não-governamentais; direito - noções introdutórias: direito objetivo, direito subjetivo, direito natural, direito positivo, direito interno; direito internacional público (clássico); direito internacional privado; direito comunitário; retrospectiva histórica da evolução normativa no plano internacional em matéria de proteção ambiental (tratados, convenções, declarações, conferências, congressos, programas e resoluções); Conferência do Rio: principais tópicos; estruturas econômicas do mundo capitalista; progresso tecnológico e conseqüente impacto ambiental: inadaptação do direito interno e do direito internacional público e privado; necessidade de estabelecimento de meios de controle e de instrumentos de coordenação política sobre manejo ambiental; propostas do direito internacional econômico e do direito do desenvolvimento: seus princípios, fontes e modos de solução dos litígios; proposta integracionista: o modelo comunitário europeu;
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETOS AMBIENTAIS
Considerações iniciais sobre projetos de investimento. Seleção de investimentos em caso de racionamento de capital. Análise de projetos considerando o risco. Avaliação social de projetos; externalidades e impacto ambiental; avaliação econômica do impacto ambiental; técnicas para análise de projetos ambientais; exigências de instituições de financiamento quanto à análise dos efeitos dos projetos sobre o meio ambiente; exemplos de projetos e investimentos e seus impactos ambientais.
METODOLOGIA DE PESQUISA
A disciplina estuda o conjunto de procedimentos metodológicos necessários ao planejamento da pesquisa bibliográfica e de campo.
GLOBALIZAÇÃO E MERCADOS
Indicadores de desempenho econômico. Variáveis explicativas do comportamento dos atores econômicos. Conjuntura econômica brasileira e internacional. Monitoramento da economia brasileira e internacional e definição dos atores econômicos e suas interações no mercado. Definição do modelo de prospecção de cenários. Análise de impactos de mudanças no ambiente econômico. Prospecção de cenários econômicos. Balanço de Pagamentos e Câmbio. Política Comercial: teoria e prática. Processo de Globalização. Integração Regional. Comércio Internacional e Meio Ambiente.
GESTÃO DA QUALIDADE NAS EMPRESAS
Reflexão sobre os conceitos da qualidade, seus sistemas e ferramentas, como recursos estratégicos a serem utilizados na gestão das empresas para contribuir para o aperfeiçoamento dos processos e a alavancagem dos negócios.
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: NOVAS ABORDAGENS TEÓRICAS EM ECONOMIA
Desenvolvimento e meio ambiente: conceitos e críticas. A ambientalização do debate em Economia e as abordagens teóricas do Desenvolvimento Sustentável: Economia Ambiental Neoclássica, Economia Ecológica, Economia Institucional, Economia da Proximidade, Economia da Funcionalidade.
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA
Consideração Ambiental no projeto de processos industriais. Categorias de Impacto. Índices e Indicadores Ambientais. Ferramentas Analíticas. Análise do Ciclo de Vida: fundamentos, aspectos computacionais e aspectos operacionais. Exemplos. Estudo de casos.
CONTABILIDADE AMBIENTAL
Aspectos teóricos e conceituais da Contabilidade Financeira. Classificação das contas: ativo; passivo; patrimônio líquido; receitas, despesas, perdas e ganhos. Princípios fundamentais de Contabilidade. Fundamentos da Contabilidade Ambiental. Ativos e passivos ambientais. Utilidade da Contabilidade Ambiental. Procedimentos contábeis: reconhecimento, classificação e mensuração. A Contabilidade como um sistema de informação quanto à postura ambiental. Gestão ambiental. Responsabilidade social. Balanço social. Economia e meio ambiente.
VALORAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL E GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
Economia, Meio Ambiente e Sociedade: política ambiental, panorama e instrumentos de política ambiental. Gestão ambiental: metodologias de planejamento ambiental. Planejamento ambiental e gestão do território, instrumentos de gestão do território. Gestão pública do meio ambiente: Estudos de caso. As formas de cobrança pelo uso dos recursos naturais: princípios e aspectos fundamentais na cobrança. Valor de uso e disposição a pagar. Técnicas de valoração Econômica do Meio Ambiente. Estudo de casos.
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Corpo Docente
Ma. Fernanda Denardin Walker
Dr. Gustavo Inácio de Moraes
Ma. Andressa Generosi
Dr. Marcelo Gattermann Perin
Me. Rogério Ventura Villela
Dra. Letícia Hoppe
Dr. Ricardo Libel Waldman
Dra. Izete Pengo Bagolin
Me. Alessandro Donadio Miebach
Me. Ricardo Vital de Souza
Dr. Augusto Mussi Alvim
Dr. Osmar Tomaz de Souza
Dra. Romina Batista de Lucena de Souza
Ma. Adriana da Silva Moura
Ma. Gabriela Camboim Rockett

Coordenador

  • Profa. Dra. Letícia Hoppe
  • E-mail: leticia.hoppe@pucrs.br
  • Doutora em Engenharia de Materiais e Novas Tecnologias, colaboradora no IMA e coordenadora dos Cursos de Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente e do Curso de Especialização em Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade, da PUCRS.
  • Prof. Dr. Augusto Mussi Alvim
  • E-mail: augusto.alvim@pucrs.br
  • Engenheiro Agrônomo e Doutor em Economia, com experiência na área de Comércio Internacional, Meio Ambiente, Agricultura, Modelos Econométricos e Modelos de Equilíbrio Geral e Parcial

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 20 R$ 360,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 20 1 de R$ 360,00 + 19 de R$ 324,00
PUCRS Alumni  20 1 de R$ 360,00 + 19 de R$ 316,80
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 20 1 de R$ 360,00 + 19 de R$ 288,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 20 1 de R$ 360,00 + 19 de R$ 252,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 20 1 + 19 de R$ 180,00

Orientações Financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Financie Seu Curso Com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

período local horário

De 28/11/2016 a 14/04/2017

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço: Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar 90619 ? 900 - Porto Alegre/RS.

Das 8h às 21h.

Documentos Necessários Para Matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

Processo de Seleção dos Candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. É necessário que o aluno tenha disponível um computador, com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.