Especialização

Docência no Ensino Superior - 6ª Edição

O Curso de Docência no Ensino Superior é uma iniciativa da Escola de Humanidade da PUCRS. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões pedagógicas para a formação do Professor do Ensino Superior. A modalidade a distância visa permitir que um maior número de pessoas possa participar, tanto no RS, quanto em nível nacional.

manifestar interesse
inscrições início duração

De 07/11/2017 a 13/04/2018

Dia 23/04/2018

De 23/04/2018 a 03/05/2019

13 meses ou 360 horas-aula.

Horário das aulas

O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente. As avaliações presenciais ocorrerão nas seguintes datas: 07/08/2018, 11/12/2018 e 12/03/2019, das 15h às 17h (horário de Brasília) e serão realizadas nos seguintes locais: Batatais (SP); Belo Horizonte (MG); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Chapecó (SC); Criciúma (SC); Curitiba (PR); Goiânia (GO); Jaraguá do Sul (SC); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Santa Cruz do Sul (RS); Santo Ângelo (RS); São Paulo (SP); Taguatinga (DF); Uruguaiana (RS). Qualquer alteração nestas datas será comunicada com antecedência.

Objetivos

  • Compreender a ação didática do professor para atuar no ensino superior;
  • Analisar o suporte teórico-metodológico necessário ao exercício do magistério no ensino superior.

Público-Alvo

Bacharéis de diferentes áreas do conhecimento, bem como professores em geral que queiram aprofundar as questões pedagógicas referentes a docência no Ensino Superior.

Diferenciais do Curso

  • Abordagem interdisciplinar;
  • Aprofundamento dos aspectos didático-pedagógicos na formação do professor do Ensino Superior;
  • Trabalho de conclusão na modalidade de artigo.

Ao Final do Curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Compreender a aprendizagem à luz das descobertas da neurociência;
  • Construir ações possíveis para compreender modos de vincular os alunos ao processo de aprender;
  • Reconhecer a posição do aluno no contexto contemporâneo;
  • Realizar planejamento como uma atividade intencional, que busca determinar finalidades, tornando presentes e explicitando valores e crenças;
  • Identificar as características das concepções epistemológicas clássicas, contemporâneas e pós-modernas, em seus contextos históricos, analisando sua importância para o ato de ensinar e aprender e avaliar;
  • Aplicar as diferentes teorias e as práticas pedagógicas decorrentes, na sala de aula universitária;
  • Analisar o cenário, da organização e das políticas no âmbito da Educação Superior no Brasil, com vistas a estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica e de atitudes favoráveis à formulação, implementação, avaliação e revisão, se for o caso, das referidas políticas.

unidade promotora

Escola de Humanidades

área do curso

Ciências Humanas

modalidade

A Distância

disciplinas
Inserção em EAD: competências e significados
A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.
Neurociência: processos cognitivos no ensino superior
Estudo dos aspectos do desenvolvimento Neuropsicopedagógico desde o pré-natal até a velhice, destacando eventos mais significativos e suas repercussões na aprendizagem bem como os cuidados e atenção dando ênfase ao ambiente sócio–interativo. Análise das dificuldades de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns e também das bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos.
Aluno universitário: o aluno jovem e o adulto no contexto acadêmico
Estudo das características do aluno acadêmico, considerando o jovem e o adulto no contexto da sociedade da informação e suas histórias de vida.
Planejamento no ensino superior: da sala de aula à organização institucional.
Análise dos componentes e características dos diferentes níveis de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES): Planejamento Estratégico (PE), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e Planejamento de Ensino.
Teorias da aprendizagem: diferentes abordagens
Análise de diferentes concepções epistemológicas clássicas, contemporâneas e pós-modernas, caracterizando as diferentes abordagens da teoria e da prática em educação. Estudo dos contextos educacionais e suas perspectivas de aplicação em sala de aula.
Organização do ensino superior: do presencial ao virtual
Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político, em interface com o contexto internacional (Processo de Bolonha, dentre outros). Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional; marcos legais; documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão; avaliação institucional interna e externa; responsabilidade social.
Didática no Ensino Superior: gestão da aula presencial e a distância
Estudo da evolução histórica da Didática, no contexto da prática educativa do Ensino Superior, até os dias atuais. Reflexão propositiva acerca da gestão da sala de aula universitária, entendida como um espaço de estímulo à participação e ao protagonismo, no qual os alunos sintam-se como sujeitos da aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, apresentada no sentido de reflexão pedagógica acerca da prática docente inovadora.
Professor universitário: características e papéis
Análise do papel do professor universitário em cursos presenciais e a distância, analisando as habilidades e atitudes requeridas para o exercício da docência face aos desafios e exigências do cenário contemporâneo. Estudo da ética profissional, com vistas à construção da identidade do professor universitário, como sujeito proativo tanto do bem-estar docente quanto da transformação social.
Recursos Tecnológicos: tecnologias digitais para aulas presenciais e a distância
Estudo das tecnologias digitais, considerando o histórico, premissas, vantagens e limitações do uso dos recursos tecnológicos em disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância no ensino superior; analisando a implicação dos mesmos em estudo de casos.
Avaliação: níveis e concepções avaliativas no ensino superior
Compreensão da natureza da avaliação como processo complexo e multifacetado. Discussão crítica dos conceitos de autoavaliação, avaliação da aprendizagem no ensino superior e avaliações externas. Estudo do papel social e pedagógico da avaliação.
Metodologia da pesquisa científica
Essa disciplina focaliza as abordagens epistemológicas da pesquisa. Caracteriza-se pela análise da visão de pesquisa em educação, tendências metodológicas e pela provisão de habilidades específicas para a elaboração de um projeto de trabalho de conclusão.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Planejamento e execução do TCC. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados. Elaboração de relatório e redação do trabalho final. Normas técnicas.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.

Corpo Docente
Dra. Adriana Beiler
Dra. Aline Fay de Azevedo
Dra. Bettina Steren dos Santos
Dra. Elaine Turk Faria
Dra. Joyce Pernigotti
Me. Leonardo Agostini
Dra. Lucia M. M. Giraffa
Dra. Pricila Kohls dos Santos
Dra. Rosane da Conceição Vargas
Dra. Rosane Zimmer
Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenador

  • Profa. Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
  • E-mail: SBonelli@pucrs.br
  • Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora dos cursos de Especialização em Informática na Educação e Educação a distância com ênfase na docência e na tutoria em EAD.

Informações em breve, aguarde!

Orientações Financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

Financie Seu Curso Com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

período local horário

De 07/11/2017 a 13/04/2018

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço:

Coordenadoria de Educação a Distância - PUCRS VIRTUAL

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - 9º andar

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS.

Das 8h às 21h.

Documentos Necessários Para Matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

Processo de Seleção dos Candidatos

Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso. Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e da defesa do TCC em forma presencial.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-requisitos

Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM;
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux;
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf;
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 1 Mbps para que os vídeos não sofram interrupções.